A sustentabilidade está na agenda de todos hoje. Clientes, investidores, reguladores e funcionários estão exigindo a redução das emissões de carbono para atender a padrões de sustentabilidade e a capacidade de uma empresa de reduzir rapidamente as emissões de carbono equivalente (CO2e) em sua cadeia de suprimentos será um fator importante para a sua competitividade.
No entanto, as redes de transporte estão enfrentando desafios que retardam transformações sustentáveis da cadeia de suprimentos. Os desafios podem incluir:
- Falta de transparência com relação às emissões
- Incapacidade de calcular as emissões
- Falta de conhecimento sobre medidas eficientes de redução
A 4flow oferece um serviço preciso e personalizável para o rastreamento de emissões nas redes de transporte. O cálculo da emissão segue uma abordagem ascendente que atende às normas de sustentabilidade do setor, como a EN 16258 e GLEC.1 Essa base permite a tomada de decisão efetiva para a redução das emissões de carbono – e segue o caminho da logística verde.
As empresas se beneficiam de uma abordagem com projeto em três etapas para garantir uma transformação bem-sucedida.
1. Mentoria
- Suporte e expertise em normas regulatórias, diretrizes e abordagem de cálculo da 4flow
- Elaboração de projeto de sua estratégia de redução de carbono em estreita colaboração com uma equipe especializada em sustentabilidade
2. Rastreamento
- Cálculo das emissões de CO2e com base em seus dados de transporte
- Aumento da maturidade dos dados para permitir a redução efetiva das emissões
3. Redução
- Cenários de transformação para suas redes de transporte, considerando emissões, custo e desempenho
- Colaboração para um objetivo comum de redução de emissão de carbono
Você está interessado em saber mais sobre o serviço de rastreamento de carbono da 4flow para transportes? Entre em contato com nossos especialistas em emissões de carbono hoje mesmo.
Benefícios para os clientes da 4flow
- Implementação rápida (2-4 semanas)
- Disponibilidade de integração à solução iTMS da 4flow
- Soluções personalizadas para atender às suas exigências de relatório
- Maior precisão possível com a abordagem ascendente especialmente desenvolvida e regularmente revisada por instituições de pesquisa independentes
- Mentoria realizada por especialistas em emissões de carbono da 4flow durante toda a transformação
Rastreamento confiável das emissões de carbono
A 4flow conta com uma metodologia desenvolvida e revisada por institutos de pesquisa independentes – incluindo o Fraunhofer IML – para calcular e rastrear as emissões de carbono. Sua empresa se beneficia da gestão de transporte otimizada graças a uma metodologia ascendente baseada em energia. Este cálculo é baseado no consumo de energia e no combustível utilizado, simulando toda a rede de transporte. Em contraste, a maioria dos cálculos segue uma abordagem descendente menos precisa, que multiplica as emissões pelo peso da carga e distância percorrida.
Os dados de entrada como rotas, consumo de combustível e classe de emissão são considerados na metodologia ascendente. Os resultados do cálculo incluem o consumo de energia, as emissões de CO2e e os poluentes do ar.
O cálculo depende de quatro etapas:
Roteirização da origem ao destino com informações de cada trecho, detalhado pelo tipo de modal de transporte
Determinação do consumo de combustível com parâmetros como tipo de veículo, classe de emissão e utilização
Cálculo de energia e emissão, incluindo peso do frete, fator de emissão com base no consumo de combustível e distância, incluindo viagem vazia
Soma de todas as emissões de cada trecho, incluindo gases com efeito estufa, emissões de escape e mais
Comece a rastrear as emissões de carbono em semanas
Seus dados básicos de transporte (origem, destino, peso, modal) formam a base para um mapa de todos os transportes de sua rede global – incluindo o transporte intermodal.
Você terá acesso a um painel personalizável para visualizar e analisar as emissões de cada embarque. A partir dele, é possível revisar os fatores de emissão em sua rede para identificar medidas efetivas de redução. Além disso, o painel permite a visualização de rotas para transporte intermodal e a entrada de dados adicionais, como parâmetros de transporte, tipos de combustível ou trechos de rota.
Beneficie-se de resultados consistentes com a maturidade de sua rede, mesmo com input de dados variados. A estrutura de implementação comprovada permite uma configuração rápida do rastreamento de emissões de carbono em poucas semanas.
Nota de rodapé
1. Conselho Global de Emissões Logísticas (GLEC). Metodologia para cálculo e declaração de consumo de energia e emissões de GEE de serviços de transporte (frete e passageiros) (EN 16258)