Terceirização de processos

Otimização do estoque

Estoques otimizados garantem o nível de serviço e a disponibilidade de material necessários com o menor capital possível. Isso aumenta a flexibilidade e eleva o nível de serviço.

Para muitas empresas, os níveis de estoque geralmente são o resultado de como as coisas sempre foram feitas e, portanto, são gerenciados apenas de forma limitada. Eles geralmente não atendem às exigências dos clientes e de vendas ou da produção e montagem.

Manter um alto nível de serviço é muitas vezes impossível quando os estoques são mal gerenciados. Os estoques elevados também afetam o balanço patrimonial e aumentam a necessidade de capital de giro. A 4flow apoia empresas de manufatura e varejo com a otimização de seus estoques ao longo de toda a cadeia de suprimentos.

A otimização do estoque é uma solução-chave para a melhoria simultânea da satisfação do cliente e da segurança do fornecimento, além da redução do comprometimento de capital.

A 4flow reduz o estoque por meio de análises, soluções orientadas e a introdução do gerenciamento de estoque padronizado e otimizado. Se necessário, estudos de simulação são realizados para avaliar cenários e alternativas. Por meio de uma reavaliação de rotina de todos os processos, sistemas e parâmetros de gerenciamento de materiais, os estoques se tornam transparentes e permanecem baixos. Essa abordagem também pode ser aplicada para otimizar os níveis de estoque em cadeias de suprimento com distribuição em múltiplas camadas com dependências complexas. Soluções para melhorar as previsões de demanda também podem ser úteis.

O nível de detalhe de todas as análises e soluções é incrementalmente ajustado de maneira direcionada. Análises de agrupamento, bem como otimizações específicas de artigos, podem ser usadas.

Algumas das soluções concretas de redução de estoque que a 4flow oferece aos clientes para a implementação conjunta incluem:

  • Revisão sistemática dos parâmetros de política de estoque
  • Atribuição otimizada dos processos de compras
  • Definição de níveis de estoque para todos os escalões da cadeia de valor
  • Estabelecimento de fluxos de trabalho de material tático e sistemas
  • Integração de planejamento e programação

Os resultados típicos obtidos com a otimização de estoque incluem:

  • Custos de transporte até 40% menores
  • Ajuste direcionado de estoques para atender à disponibilidade exigida
  • Transparência nas relações causais que influenciam os estoques
  • Implementação de processos sustentáveis para evitar estoques obsoletos
  • Obtenção de ganhos rápidos em poucas semanas

A integração entre a otimização do transporte e o gerenciamento de materiais pode abrir possibilidades adicionais como um todo. Para cadeias de suprimento complexas e intercontinentais, a 4flow também oferece essa integração como um serviço gerenciado.