A cadeia de suprimentos está testemunhando mais complexidade do que nunca: um número cada vez maior de parceiros e acionistas, redes mais globalizadas e diversificadas e as necessidades cada vez mais específicas do cliente. Em adição a essa complexidade, há uma incerteza significativa nas previsões com volatilidade e crescentes interrupções.
E dada a complexidade atual, como que as empresas podem se manter competitivas?
Ao longo dos últimos 20 anos, temos obtido sucesso com as estratégias que aplicamos para nos beneficiar de economias de escala e tornar nossos negócios enxutos. Devido à velocidade do desenvolvimento tecnológico, transformação organizacional e uma infinidade de outros fatores, as coisas mudaram – fazendo com que agora seja o momento de tornar sua empresa ágil desde a estratégia até as operações.
Ao focar nas áreas a seguir, você pode tornar a agilidade da cadeia de suprimentos uma prioridade estratégica e capacitar sua empresa, transformando a complexidade em vantagem competitiva.
Autor
Kai Althoff
CEO da 4flow
Etapa 1: Aproveite as oportunidades tecnológicas
Existem infinitas possibilidades nos altos níveis de conectividade e dados disponíveis para as empresas. Das tecnologias de integração aos melhores aplicativos que podem ser agregados a estruturas modulares e componíveis - há muita coisa lá fora que podemos usar.
Tecnologias inovadoras em automação e inteligência artificial, por exemplo, podem levar ao aumento da eficiência do processo e aprimoramento da tomada de decisão para ajudar os planejadores a tomar decisões mais rapidamente, ser mais ágeis e sair na frente.
Usando a tecnologia, os dados podem ser explorados em áreas dinâmicas, e ao memo tempo, podemos usar métodos de simulação capazes de integrar a incerteza em seus modelos de dados e então saber mais sobre os cenários futuro.
E não vamos esquecer, ao escolher os parceiros certos para alavancar rapidamente o valor operacional da tecnologia, sua empresa pode ganhar rapidamente vantagem competitiva.
Etapa 2: Tenha uma mentalidade orientada pela agilidade
A transformação da cadeia de suprimentos orientada pela agilidade é muito mais uma mentalidade.
A mentalidade orientada pela agilidade é aquela que usa o pensamento colaborativo de ponta a ponta em uma cultura que lida proativamente com mudanças e incertezas, engajando pessoas desde o início.
A mentalidade atualiza os recursos digitais e combina com processos multidisciplinares globalmente integrados. Ao ter esta iniciativa audaciosa, ela abraça a complexidade do cenário VUCA1 de hoje para converter a incerteza ao redor em vantagem competitiva.
Etapa 3: Gerencie a complexidade
Com as oportunidades tecnológicas e desenvolvendo a mentalidade orientada pela agilidade, vem a tarefa de gerenciar a complexidade.
Isso é possível estabelecendo processos multidisciplinares e harmonizados, juntamente com a tomada de decisão integrada sobre desempenho, custos e pegada ESG.
Juntamente com estruturas flexíveis e resilientes, modelos operacionais ajustáveis e com maior velocidade nas operações, sua empresa pode usar a complexidade ao seu redor a seu favor.
Prioridades executivas – começando com a estratégia
Tornar sua cadeia de suprimentos ágil começa com uma estratégia que se concentra profundamente no DNA de sua cadeia de suprimentos para ver o potencial que existe nela. Isso é feito tornando a agilidade da cadeia de suprimentos uma prioridade estratégica executiva.
Ao abraçar as oportunidades tecnológicas e estabelecer processos integrados e estruturas harmonizadas como base para gerenciar a complexidade, você está no caminho certo.
Em seguida, ao considerar os modelos operacionais adequados e parceiros certos para alavancar o valor da tecnologia, sua empresa pode começar a ganhar vantagem competitiva rapidamente.
Por fim, ao engajar as pessoas desde o início – você pode mover montanhas com pensamento colaborativo de ponta a ponta em uma cultura que lida proativamente com mudanças e incertezas de maneira ágil.
Já se foi a era das estruturas isoladas e em que as decisões eram tomadas de cima para baixo (top-down) – agora é a hora de pensar em etapas e focar na agilidade da estratégia operacional para vencer o jogo da complexidade.
Este artigo é baseado na minha apresentação “Transformação da cadeia de suprimentos orientada pela agilidade – vencendo o jogo da complexidade”, feita em maio de 2023 no Gartner Supply Chain Symposium/Xpo™ em Orlando, Flórida.
Encontre-nos novamente no Gartner Supply Chain Symposium/Xpo Europe em Barcelona, quando Julian Schulcz, COO da 4flow, apresentará casos de uso dos clientes Converse, INEOS e outros em “Transformação da cadeia de suprimentos orientada pela agilidade – vencendo o jogo da complexidade”.
Nota de rodapé
1-VUCA acrônimo em inglês de volatilidade (volatility); incerteza (uncertainty); complexidade (complexity); ambiguidade (ambiguity)